quarta-feira, 27 de maio de 2015

Moda e decoração - qualquer semelhança não é mera coincidência

Esses dias postei no Instagram uma foto mostrando a cor marsala (a queridinha de 2015). A foto que "apresentava" a cor vinha com referências de moda e arquitetura. Então parei pra pensar com um pouco mais de carinho sobre o que uma "mais que amiga" já tinha me dito algumas vezes - o entrelaçamento entre moda e arquitetura. Ok. Eu já estou cansada de saber que vários grandes nomes do mundo fashion fazem coleções voltadas para o lar, então digamos que esta "conexão" é meio obvia, mas..Bom, eu não sou nada fashion. Sei o que fica bom em mim, mas não me preocupo tanto (confesso que com a idade tenho percebido a importância de ter um pouco mais de cuidado), sou muito comodista e muitas vezes acabo atropelando a beleza em nome do conforto e a novidade em nome da sustentabilidade. Mas o que eu sei é que esta foto me fez parar e pensar e resolvi explorar um pouco mais sobre o assunto já que sou louca por arquitetura em todas as suas formas.

Em relação às cores, não tem muito o que falar pois a "tendência" agrada a gregos e troianos. Assim, design, moda, decoração são abraçadas de tempos em tempos pela cor queridinha do momento. Atualmente é a Marsala.



Como combiná-las? Também não existe aí muita diferença entre arquitetura e decoração pois a teoria das cores é uma só (em breve dedicarei um post só para esse assunto) e serve tanto pra arquitetura e decoração como para a moda. 






Resolvi então explorar um pouco mais das texturas e percebi que aqui também qualquer semelhança não é mera coincidência. Couro com o aconchego da linha ou com o brilho do cetim.











E não para por aí. 

Algumas técnicas da moda podem ser aplicadas na decoração e vice versa. Por exemplo, as listras usadas para emagrecer ou disfarçar quilinhos extras podem ser uma bela estratégia para ampliar ambientes pequenos.




As almofadas podem ser usadas para dar vida e renovar os ambientes assim como os acessórios podem dar um  "up" no look basiquinho.



Até a arte pode ter uma releitura na moda e na decoração. Abaixo as cores primárias aliadas a influência cubista da arte de Piet Mondrian aplicadas num ambiente e numa indumentária. 




Na arquitetura ainda podemos falar em forma, proporção, equilíbrio... E não é que na moda também!




Nenhum comentário:

Postar um comentário