quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lareiras

Com o friozinho chegando aumenta a vontade de ficar em casa em um espaço quentinho e aconchegante. Para quem ainda não tem, uma opção é investir em uma lareira. Sei que moramos em um país tropical e que cada dia menos pessoas querem construir uma em casa, mas nos últimos anos elas, as lareiras, têm novamente voltado à cena já que não é mais preciso se ter chaminé ou um duto de exaustão e gastar muito tempo e dinheiro com a construção de uma.  Hoje encontramos vários tipos e modelos que podem trazer calor e beleza para os mais diferentes ambientes da casa. Sejam eles internos ou externos.

casavogue.globo.com


As lareiras de alvenaria são as mais tradicionais. Requererem mais cuidado na execução, que deve ser feita por pessoas especializadas. Por precisarem de lenha e fazerem mais sujeira (brasa e fumaça) e por perderem em praticidade para outros tipos de lareiras, elas têm perdido um pouco de espaço nos últimos anos. Mas não perdem nada em charme, beleza e aconchego.

assimeugosto.com.br




casavogue.globo.com

imporchama

Outra opção é a lareira de metal. A maioria delas traz isolamento térmico e chega a esquentar mais do que as tradicionais. Elas são rapidamente instaladas em qualquer tipo de piso ou parede, mas requerem furo para saída do duto de exaustão.


construflama.com.br

ourico-arq
As lareiras a gás e a álcool não precisam de lenha, claro,  e com isso elas trazem mais facilidade para o dia-a-dia pois não demandam o controle de estoque e o manuseio da lenha e de fazer o "fogo pegar" (o que pra mim e para o meu marido seria fundamental. Rss..). No caso das lareiras a gás, será preciso um botijão de gás ou que o gás seja encanado.

cupdesign.wordpress.com


assimeugosto.com.br

Já as lareiras a álcool são mais ecológicas (funcionam com  biofluido à base de  etanol) e podem ser instaladas em qualquer cantinho (e por qualquer um). Não geram fumaça ( econsequentemente não precisam de dutos) e podem se encaixar bem em projetos personalizados demandando apenas que se adquira o "queimador" para adaptá-lo ao projeto.



Com as lareiras elétricas a única coisa que você precisará é de uma tomada exclusiva. A desvantagem: o aspecto mais artificial.

apkxda.com

Aliando forma e função, as lareiras além de aquecer e trazer aconchego ao ambiente se tornam elementos decorativos poderosos. Dizem que a história da lareira está relacionada com a deusa do fogo, que era cultuada como guardiã do lar e da família. Então, escolha um cantinho de menor circulação de ar (pra reter o calor mais facilmente) e pronto. Cobertozinho, livro, um chocolate quente ou uma taça de vinho, e está feito o seu inverno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário