segunda-feira, 18 de maio de 2015

Qual a melhor idade para ser mãe?


Com frequencia me fazem esta pergunta. Como tive a felicidade de experimentar a maternidade em dois momentos bem diferentes, o primeiro com 24 e 28 anos e agora depois dos 40, eu até entendo que as pessoas esperem que eu possa dar um veredito para esta que é uma grande questão para muitas mulheres. Só que infelizmente ainda não será desta vez.
Para mim funcionou bem nos dois momentos. Se fosse pra escolher qual achei melhor não saberia responder.
Na casa dos 20 a maioria das mulheres, e eu me incluo, está preocupada, além de ser mãe, com sua realização profissional e ainda tentando juntar uma dinheirinho para, quem sabe, dar uma entrada na casa própria. Assim, os filhos crescem mais " soltos" e independentes. Sem o olhar constante e sem disponibilidade total ( o que me parece bom). Aos 40 as prioridades mudam. No meu caso, sei que nada me realiza mais do que ser mãe e sei o que realmente importa pra mim: meus filhos. Geralmente, nesta época as pessoas também já têm um emprego melhor (o que pode pesar na decisão de ter ou não um filho) e estão mais estabilizadas financeiramente. Neste sentido, pelo menos na teoria, as pessoas que resolvem embarcar na doce aventura de ter filhos teriam mais tempo para dedicar aos seus filhos.
Então, seria a melhor opcão ser mãe mais tarde? Particularmente, não concordo. Se tivesse meus filhos só agora não estaria experimentando as delícias e vantagens de uma relação mais próxima, compartilhando de tantas atividades juntos (indo em shows e festas por exemplo) o que creio não     acontecerá  com o meu caçula. Provavelmente não terei mais pique.
Ter um bebê agora, por outro lado, me permite curti-lo com mais tranquilidade, serenidade, mas será que tanta dedicacão e disponibilidade pode ter um lado ruim? Talvez sim. Meus filhos mais velhos são independentes, responsáveis (não só eu os considero assim), com valores morais de respeito e solidariedade ao próximo e com preocupações com o meio ambiente. Minha preocupação é que tanto cuidado e dedicação dê asas a um tiraninho que acha que tem direito de comer os doces da festa de aniversario antes do parabéns por se achar mais importante que os outros. Um reizinho cheio de direitos e de vontades que " precisam" ser atendidos. Casos nada raros ultimamente.
Assim, a "melhor idade" talvez não exista ou, no mínimo, seja uma escolha totalmente individual. Penso que mais que preocupar com a idade, precisamos pensar na capacidade de nos doarmos e na capacidade de cerca-los de amor e carinho e colocar limites. Além disso, outra coisa que considero significativa, é a escolha do pai de seu filho. Uma pessoa que vá te apoiar e te ajudar nas tarefas diárias e irá compartilhar os desafios de dar uma boa educação e muito amor, mas principalmente, um pai presente e um bom exemplo para seu filho. Isso sim fará uma grande diferença. E, particularmente, neste aspecto eu acho que mandei bem 😘.

Nenhum comentário:

Postar um comentário