segunda-feira, 4 de maio de 2015

Liverpool

Esta foi a primeira cidade que conhecemos depois que nos mudamos pra Inglaterra e a que mais vezes retornamos, com a desculpa de levar os amigos e familiares que vieram nos visitar.
Liverpool é uma cidade muito agradável, com muitos prédios bonitos, museus de primeira e com diversas atrações relacionadas aos "Fab Four" que agradam mesmo quem não é fanático pelos Beatles.

Na nossa primeira visita à cidade fomos de trem e como esta ferrovia liga duas cidades do interior (Lancaster e Liverpool) e a cidade destino é no litoral e “final de linha,” nos divertimos conhecendo a versão inglesa do nosso conhecido “cata-jeca” mineiro. Aproximadamente 15 paradas em pouco mais de 1 hora!!!
Chegamos na estacão Lime Street Station e fomos direto para o hotel (na verdade um apart hotel muito agradável da rede Premier Inn, que se tornou nossa opção de hospedagem barata na Inglaterra). Como somos 4 e a Júlia já entra como adulto na maioria dos locais, este tipo de apart tem sido uma boa opção para nós. Algumas vezes não tem portaria 24 horas, nem café da manhã, mas em compensacão este tinha dois quartos (um deles suíte) e uma sala-cozinha equipada que permitia fazer um café da manhã ou até preparar uma refeição mais “substancial”.
Saímos do hotel e fomos caminhando as margens do rio Mersey (onde estão vários prédios interessantes da cidade) até as docas.



As docas foram restauradas em 1988 e abrigam várias lojinhas, cafés e o delicioso  museu Tate.

As crianças curtindo o Tate


No Albert Dock também se encontra o the Beatles Story, um museu dedicado a eles do qual gostei muito.  Aliás, achei super divertido sair do museu com a alma enxarcada de Beatles e ir pro Cavern Club.



Passeamos no museu Tate, almoçamos e por lá ficamos até a hora de entrar no ônibus e fazer o tour para conhecer um pouco sobre a história dos “fab four”. Apesar de SUPER pega turista, o passeio é interessante e bem animado.
A gente vai ouvindo música, o motorista vai contando os “causos” e passando por pontos como  “Penny Lane” e “Strawberry Fields”, além das casas  de cada um (apenas observando as fachadas pois a entrada é restrita e deve ser agendada com antecedência).
É também uma boa forma de se ter uma melhor noção geográfica da cidade

Este tour acaba no Cavern Club, local em que os Beatles começaram a tocar (e no qual vários outros artistas importantes já se apresentaram) e que a gente AMA.
Lugar com um clima super alto astral e de liberdade contagiante.

A nossa primeira vez na cidade foi em plena Beatleweek, que acontece geralmente na última semana de agosto. Evento internacional com bandas e fãs de diferentes países. Apesar de querermos ficar um pouco mais curtindo a banda que estava tocando e tomando um “pint”, o Dan não aguentou o som alto e o ambiente ”diferente” e acabamos indo para o hotel. Mas viajar com criança é assim mesmo, aliás não posso reclamar porque não posso dizer que lá seja realmente o lugar mais indicado para se levar crianças.



Fomos várias vezes à cidade, mas nunca mais de trem. Na maioria das vezes voltamos de carro em deliciosos bate-e-volta e nosso roteiro era sempre o mesmo da primeira vez (com exceção do museu dos Beatles e do tour de ônibus): Docas, Tate, Shopping e Cavern (esse último era sagrado).



Nenhum comentário:

Postar um comentário