segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia-a-dia do estudante na Austrália


Uniforme de inverno

Eu adoro conhecer países e novas culturas, e por isso convidei a Débora (amiga e antiga vizinha) para contar um pouco sobre a experiência dela e da família na Austrália. Já tem 8 anos que eles moram em Adelaide e ela escolheu começar contando sobre o dia-a-dia do estudante por lá. Me lembro que quando eles se mudaram nossos filhos eram colegas e estavam no segundo ano do Ensino Fundamental. Hoje, a filha mais velha da Débora, a Ana Luiza, já está na Faculdade. Isso quer dizer que ela já conhece bastante o dia-a-dia de estudante por lá. Eu adorei conhecer um pouco do da rotina deles e espero que vocês também gostem.

"Aqui como estamos no hemisfério sul o ano letivo também começa em janeiro, mais precisamente depois do Australian Day. Tem hora que me sinto num filme americano, como no dia do Formal (Prom, como chamam na America) da minha filha mais velha, ou no Sports day onde eles competem pelas “casas”, como no filme do Harry Potter, ou mesmo aos sábados pela manhã quando vou levar a minha caçula para o esporte e até parece jogo de campeonato, vários pais/avós/tios/irmãos lá torcendo. Eles levam as cadeiras de armar, colocam na beira do campo e muitos ficam tomando aquele cafe take away que compram no caminho para escola, aquele mesmo que vemos os policiais nos filmes americanos tomando dentro do carro. Aqui tem esporte que é praticado no inverno e outros que são só de verão. Tem uns esportes dos quais nunca havia ouvido falar na vida, dentre eles netball, softball, cricket, footy, badminton e outros mais. Mas como já  fazem quase 8 anos que estamos aqui tem coisas que passamos a incorporar e só se pararmos para pensar é que vemos a diferença entre aqui e o Brasil. Um exemplo disso é o uniforme, mais o de inverno que o de verão. O de inverno tem blazer e gravata, inclusive para as meninas...e elas tem que chegar e sair da escola com o uniforme completo e bem alinhado pois tem que manter o nome da escola. Elas aqui só chamam os professores pelo sobrenome e colocam o Sr ou Sra na frente.

Aqui a aula começa às 9:00 e termina as 15:40, mas as atividades extra curriculares sao oferecidas antes e depois do horário escolar. Minha caçula adora aproveitar todas as oportunidades que tem, daí este ano está fazendo cross country, aeróbica, discurso, coral, faz aulas de flauta e violão, toca em uma banda com mais 3 colegas, softball no verão e futebol no inverno e future problem solving *, que é um tipo de competição onde os estudantes desenvolvem soluções lógicas para assuntos diversos.

A escola também oferece vários tipos de programas para desenvolver a pessoa como ser humano. No ano 10 e 11 os alunos tem a oportunidade de participar de um tipo de “retiro”, não sei bem se a palavra seria essa...enfim, são programas em que eles podem ir para a India, Cambodja, Vietnam e Timor Leste para ajudar em orfanatos, ensinar inglês, cuidar das crianças etc, Também têm a oportunidade de ir para comunidades aborígenes (os indios daqui) para aprenderem sobre a cultura deles, e dormem em barracas. Essa comunidade fica no norte do país em uma região mais deserta. Outro programa que eles ficam contanto os dias para chegar é o de intercâmbio para quem faz outras línguas, como o indonesiano, chinês, italiano e frances. Eles vão e ficam 3 semanas morando na casa de locais que tem filhos na mesma idade deles e vão para a escola com eles...geralmente as escolas são chamadas escolas “irmãs” e depois nas férias de lá é a nossa vez de receber os estudantes internacionais na nossa casa. Uma vez recebemos uma japonesa de 13 anos por 1 semana, achei que seria fácil nos comunicarmos pois eu tive muita dificuldade em aprender o inglês, mas meu Deus que dificuldade e que diferença cultural, a começar pela forma de tomar banho deles....mas essa é uma história loooooooooooonga que tem que ser contada a parte.

Nao gosto nada de escrever mas atendendo ao pedido da minha amiga resolvi contar um pouquinho como é o dia a dia do estudante por  aqui. Outra hora conto sobre a universidade, experiência nova que estamos tendo este ano pois a minha filha mais velha começou a tão falada “UNI life”. 



Formal Day! Detalhe para a flor no braço das meninas...presente que o date dá.


Competição de aeróbica este ano.




Obrigada, Débora! Adorei conhecer o dia-a-dia de das meninas. Ufa! como a Marcela consegue fazer tanta coisa? Vamos esperar ansiosas pelo próximo texto da "UNI life"
Beijos



*ta ai no wikipedia: 'Future Problem Solving Program International'- (FPSPI), formerly known as the Future Problem Solving Program (FPSP), aims to "engage students in creative problem solving". Founded by Dr. Ellis Paul Torrance in 1974, FPSPI was created to stimulate critical and creative thinking skills and to encourage students to develop a vision for the future. FPSPI features curricular and co-curricular competitive, as well as non-competitive, activities in creative problem solving. 
The Future Problem Solving Program International involves over 250,000 students annually from Australia, Canada, Hong Kong, Japan, Korea, Malaysia, Portugal, New Zealand, Russia, Singapore, Great Britain, Turkey, India and the United States.







Nenhum comentário:

Postar um comentário