terça-feira, 9 de junho de 2015

Diferenca de idade entre filhos - Os desafios de ter outro filho depois de tanto tempo...


Muitas pessoas me perguntam como é ter filhos com tanta diferença de idade.
A primeira impressão que tenho é que ter um filho é sempre a mesma coisa, mas por outro lado sinto que é sempre uma experiência única.
Acho que a diferença de idade torna tudo muito mais tranquilo do que ter dois filhos cronologicamente próximos. Fico imaginando como seria complexo ter um recém nascido e outro no desfralde, ou amamentando um e tirando a mamadeira de outro, entre "n"outras possibilidades.  Eu admito que para mim seria um pouco mais difícil porque eu acabo me estressando quando estou fazendo algo importante e outra tarefa também importante precisa ser feita. Situação nada improvável quando se é mãe de dois ou mais pequenos.
Acho que mesmo quando tive os meus dois primeiros que têm uma diferença de 3 anos e 3 meses foi mais complicado do que agora porque os dois ainda precisavam muito de mim e exigiam ao mesmo tempo muita atenção e cuidados. Sempre falo que um dos maiores desafios que já enfrentei enquanto mãe foi quando a Júlia, minha filha mais velha, começou a estudar pela manhã e o Daniel continuou à tarde. Que loucura! Sofro só de lembrar. Minha vida virou uma correria. Não conseguíamos mais almoçar juntos, eu virei mãetorista e carregava as crianças para natação, música, inglês, o dia todo e ainda precisava arrumar tempo para trabalhar.
Hoje meus filhos mais velhos têm 17 e 14 anos. São (quase) totalmente independentes, e por isso posso me dedicar quase que exclusivamente ao meu pequeno, que como todo bebê me exige uma atenção enorme. Costumo brincar que tenho um filho mais velho, um filho caçula e um filho único, e apesar de soar meio louco acho que é realmente mais ou menos isso que acontece. Falar que não existe conflito de etapas seria mentira. Meu atual desafio  é tornar harmônica e gostosa para todos uma casa com um adolescente guitarrista e roqueiro, uma vestibulanda estressada e um bebê que precisa ter garantido o direito de um sono tranquilo e paz para suas descobertas.
Mas como tudo na vida, sempre temos o outro lado da moeda. O complicado da história agora é que exatamente por não dependerem mais de mim eles acabam sendo um pouco privados da mãe. Me dedico quase que exclusivamente ao Vinicius e eles vão se virando. Por sorte minha eles se viram super bem e levam suas vidinhas quase sem mim, mas eu ando sentindo bastante falta e tenho tentado melhorar um pouco isso com alguns mimos especiais como a comida predileta, saidas só com eles e um boa noite prolongado na hora de dormir. Carência muito mais minha que deles. Óbvio!

5 comentários:

  1. Compartilho dessa experiência...e sem dúvida, só quem tem filhos com grande diferença de idade sabe que educar é mesmo uma grande aventura!

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando meu terceiro, meus meninos tem 15 e 11 anos. Nao vejo a hora! bjuss!!

    ResponderExcluir